Foto: IFPR
Terrazza Panorâmico

Foram prorrogadas até o dia 27 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que seleciona candidatos aos cursos técnicos e superiores presenciais oferecidos pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição, que tem o valor de R$ 50, pode ser realizado até o dia 28 de agosto e as inscrições devem ser feitas na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).

Para o próximo ano, estão disponíveis mais de 6 mil vagas em cursos técnicos e superiores em 25 cidades do Paraná. O teste seletivo será aplicado nestas localidades, no dia 20 de outubro.

Os cursos técnicos e superiores presenciais do IFPR são oferecidos em 25 cidades do Paraná: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas a inclusão social. No Anexo II dos editais 17/2019 e 18/2019 é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Cursos Técnicos de Nível Médio

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas 25 cidades em que o IFPR está presente. As provas para este nível de formação vão abranger 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas modalidades: integrado ao Ensino Médio, para candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos técnicos de nível médio podem ser conferidas no edital 18/2019.

Cursos Superiores

Os cursos superiores são oferecidos pelo IFPR em 20 municípios do Paraná. As provas para este nível de formação são compostas por 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas de oferta Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

No ato da inscrição, o candidato poderá indicar uma segunda opção de curso, desde que seja ofertado na mesma cidade.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos superiores podem ser encontradas no edital 17/2019.

Da Redação, com informações do Instituto Federal do Paraná