Colored pills and granules medical realistic composition on white vector illustration

A falta de luz solar pode causar carência de vitamina D. Quando isso acontece, uma saída é tomar suplementos que ajudem a repor essa deficiência. Comprimidos de vitaminas D2 e D3 estão disponíveis no mercado brasileiro, mas, de acordo com a médica endocrinologista, Fernanda Justus Malucelli, mesmo sem precisar de prescrição para efetuar a compra, é sempre necessário procurar indicação de profissionais habilitados.

Apesar do nome, a vitamina D não é uma vitamina. Ela é na verdade um hormônio responsável por promover a absorção de cálcio pelo corpo. Em crianças, evita o surgimento de raquitismo e em adultos o desenvolvimento de osteoporose – ambas são doenças relacionadas à fraqueza nos ossos.

De acordo com dados do IBGE de 2011, no Brasil, mais de 90% da população não ingere a quantidade recomendada de vitamina D. Porém, segundo a especialista, isso não significa que todos tenham carência.

A médica, Fernanda Malucelli, explica que a reposição em excesso pode causar outros problemas de saúde.

O indicado é sempre procurar um médico para ter certeza dos níveis de suplementação.

Além dos raios solares, a vitamina D pode ser obtida naturalmente em alimentos como peixes e frutos do mar, carnes, ovos, leite, queijos e cogumelos.