Foto: François Guillot/AFP - G1

Atingida por um incêndio, nesta segunda-feira (15), a Catedral de Notre Dame, em Paris, é um símbolo da França e o monumento histórico mais visitado da Europa. O fogo afetou  boa parte da construção e provocou a queda da famosa agulha, que ficava no topo da igreja. Mas algumas relíquias, como a Coroa de Espinhos de Jesus e a túnica de São Luís, não foram atingidas.

A professora de Língua e Literatura da Aliança Francesa, em Curitiba, Viviane Ribeiro, dá um curso com dicas práticas para quem pretende ir à capital francesa, como roteiros com museus e restaurantes. Ela conheceu a cidade aos 7 anos de idade. E viaja para lá com freqüência. Segundo a professora, a catedral é um ponto turístico de visita obrigatória para quem vai a Paris pela primeira vez.

Viviane lembra que Notre Dame é mais do que uma igreja. O local faz parte da História da França, tanto nos bons quanto nos maus momentos.

Luiz Felipe Cibin é médico veterinário e está em férias, em Paris. Ele presenciou o início e a evolução do incêndio. E percebeu o que a catedral significa para o povo francês.

Para o turista brasileiro, desta vez, visitar à famosa catedral com a família ficou apenas na intenção.

Repórter Marcelo Ricetti