Índice de confiança do agronegócio bate recorde histórico

Índice de confiança do agronegócio bate recorde histórico
Foto: Cleverson Beje/FAEP/Arquivo ANPr

O IC Agro, Índice de Confiança do Agronegócio, divulgado pela Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e pela CropLife Brasil, fechou o 3º trimestre de 2020 em 127 pontos, com alta de 15,3, em relação ao segundo trimestre.

É o melhor resultado desde o início da série histórica. Segundo a metodologia do índice, resultados acima de 100 pontos demonstram otimismo no setor e, abaixo deste patamar, pessimismo. 

Fonte: Fiesp


E de acordo com pesquisa do Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. o preço do leite captado em outubro e pago ao produtor em novembro deve fechar em queda entre 5% e 7% em relação ao mês anterior, interrompendo o movimento de alta que vem sendo verificado desde junho.

Cepea/Esalq/USP)


A produção brasileira de soja deve alcançar 133,2 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou a consultoria Agroconsult nesta quinta-feira, enquanto as exportações para este ano foram projetadas em 82,3 milhões de toneladas.

Para o milho, a produção total estimada pela Agroconsult é de 108,8 milhões de toneladas em 2020/21.

Fonte: Reuters


A participação dos produtos agropecuários na movimentação de cargas nos portos brasileiros passou de 16% em 2019 para 21% em 2020. Até o mês passado, a circulação de produtos agropecuários chegou a 175 milhões de toneladas.

O Brasil possui 34 portos públicos e 147 terminais de uso privado, responsáveis pela movimentação marítima e fluvial de 80% das mercadorias consumidas diariamente.

Fonte: Conab


A safra de soja do Paraná 2020/21 foi estimada em 20,47 milhões de toneladas, praticamente estável ante a projeção de outubro, com técnicos do Deral, Departamento de Economia Rural confirmando que dificilmente a produção recorde de 2019/20 vai se repetir, pois mais umidade é necessária.

A previsão aponta ainda uma queda de 1% em relação a safra colhida no ano passado no segundo maior Estado produtor da oleaginosa do Brasil, atrás de Mato Grosso.

Fonte: Reuters


Ouça a coluna completa:

Rose Machado e Sérgio Mendes


Cresce demanda pelo frete rodoviário no Agronegócio

Exportações do agronegócio alcançam US$ 77 bilhões em 9 meses