Foto: Hedeson Alves/ AEN

As matrículas para os cursos de línguas, ofertados gratuitamente pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), estão abertas até o dia 18 de janeiro. São ofertadas vagas para cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes e de Português para Falantes de Outras Línguas. As aulas serão ministradas em escolas estaduais e tem início em fevereiro.

As vagas são distribuídas da seguinte maneira: 70% são destinadas para estudantes da rede pública de ensino, 10% para professores e funcionários das escolas e 20% para a comunidade em geral. Cada turma deve ser formada por no mínimo 20 alunos, sendo 30 o limite de estudantes por turma. As matrículas podem ser encerradas mais cedo, caso as vagas disponíveis sejam preenchidas antes do prazo final.

Para se matricular é necessário ter no mínimo 11 anos completos e apresentar original e fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento de identidade; fatura recente de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Confira as escolas estaduais que ofertam aulas do Celem, separadas por idiomas.

Cada curso tem duração de um ano e carga horária de 160 horas-aula, sendo divididos em três módulos – apenas os cursos de Libras e Português para estrangeiros tem apenas um módulo. Os alunos que cumprirem os requisitos estabelecidos para a conclusão do curso recebem um certificado contendo as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

Estrangeiros

O Celem também oferta vagas para cursos de Português para estrangeiros. As turmas são fechadas com número de alunos entre 10 e 25. Além disso, as matrículas podem ser realizadas a qualquer momento, tendo como exigência adicional a apresentação de fotocópia de visto no passaporte ou de documento de identidade de estrangeiro.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Paraná