Foto: Hedeson Alves/SEED
Terrazza Panorâmico

Começam nesta segunda-feira (08) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes interessados deverão informar o CPF, o número do documento de identidade e um endereço de email para receber informações do Ministério da Educação. A inscrição deve ser feita somente pela internet, na página enem.inep.gov.br/participante até o dia 19 de maio.

Para este ano, houve um reajuste na taxa de inscrição, que passou de R$ 68 para R$ 82. Os cerca de 90 mil alunos da rede estadual de ensino do Paraná que concluem o ensino médio neste ano estão isentos do pagamento. Outra mudança, a partir deste ano, é que o Enem não poderá mais ser utilizado para certificação do ensino médio. A nota do Exame, no entanto, continua a ser usada para o acesso ao ensino superior com programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem 2017 deverá ser aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, diferentemente de anos anteriores, quando acontecia em apenas um fim de semana.

No primeiro dia, os estudantes irão responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que envolvem as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Serão cobradas também questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.  Além disso, nas cinco horas e meia de prova, os estudantes ainda devem produzir uma redação.

No segundo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com questões de Química, Física e Biologia, e Matemática e suas Tecnologias. Neste dia, a duração da prova será de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha.

Serviço:

Inscrições: de 08 a 19 de maio

Provas: 05 e 12/11/17

Site oficial: enem.inep.gov.br/participante

Deixe uma mensagem