Foto: Divulgação/MEC
Terrazza Panorâmico

O inverno se aproxima e os cuidados com a gripe devem ser levados mais a sério ainda. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde.

O Informe Semanal da Influenza no Estado registra 59 óbitos por gripe e 263 casos confirmados. O boletim da semana anterior apresentava 51 mortes e 212 casos confirmados.

Os novos casos de óbitos foram confirmados nos municípios de Foz do Iguaçu (2), Curitiba (1), Cascavel (1), Cornélio Procópio (1), Antonina (1), Pinhais (1) e Itaperuçu (1).

O enfermeiro-chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, afirmou que a gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, direcionada ao público-alvo, foi encerrada no final de maio, e desde o início de junho, conforme orientação do Ministério da Saúde, o saldo de doses foi disponibilizado para toda a população.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, no Paraná ainda existem cerca de 300 mil doses distribuídas em municípios. Somente as unidades de saúde municipais é que podem informar se ainda existem doses disponíveis. Quem tiver interesse em receber a vacina deve buscar esta informação nas unidades municipais de saúde.

Segundo o Ministério, não haverá envio de doses extras da vacina as unidades.

Prevenção

As medidas preventivas contra a gripe são: higienizar constantemente as mãos, beber líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.