Foto: Divulgação

O governador eleito Ratinho Junior (PSD) definiu mais um secretário de estado para o seu governo. João Carlos Ortega assume, em 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6).

Esta é a terceira vez que Ortega fica à frente da pasta. A primeira foi no período de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e a segunda de setembro de 2017 a abril de 2018.

Formado em gestão de Recursos Humanos pela UNISEB, o novo secretário foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice-prefeito de 2001 a 2004. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Junior – quando este foi deputado estadual e federal – e foi diretor geral da SEDU.

Ortega afirmou que sua missão à frente da SEDU será promover o desenvolvimento urbano nos 399 municípios do Paraná por meio de linhas de financiamento e de programas do Governo do Estado.

O futuro secretário promete, também, mais agilidade no financiamento de projetos, com avaliação constante para que os investimentos respeitem o meio ambiente e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Sétimo nome

Ortega é o sétimo nome anunciado por Ratinho Jr. Anteriormente foram definidos o futuro secretário da Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell, o professor Renato Feder para a Educação, o jornalista Hudson José na Comunicação Social e o deputado Guto Silva na chefia da Casa Civil. Também está definida a nova Procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, e o novo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o empresário Allan Costa.

Repórter Lucian Pichetti