Foto: Rogério Machado/SEDS

As denúncias contra o ex-governador e a primeira dama do Paraná foram aceitas pelo juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba na noite desta quarta-feira (13).

Além deles, o filho do casal, André Richa e contador da família Dirceu Pupo, também tiveram as denúncias aceitas. Os quatro são réus no processo que investiga o pagamento de propina feito por concessionárias de pedágio à agentes públicos no âmbito da Operação Integração, um desdobramento da Lava Jato.     

Segundo o MPF, as investigações apontaram que os três integrantes da família Richa e o contador Dirceu Pupo, praticaram o crime de lavagem de dinheiro ao adquirir um terreno que fica no Alphaville, um condomínio de luxo em Pinhais.

A compra teria ocorrido, segundo a denúncia, em 2012. Segundo os procuradores, o valor total da compra foi de R$ 1,950 milhão, mas na escritura aparece um valor bem mais baixo, de pouco mais de R$ 500 mil.

As negociações foram realizadas em nome da Ocaporã Administradora de Bens. Nesta empresa, que formalmente é de propriedade de Fernanda Richa, Dirceu Pupo atuava como administrador.

Para o MPF, não resta dúvidas de que a aquisição de bens e imóveis foi uma forma dissimulada de incorporar o dinheiro da propina paga aos familiares de Richa.

Na última segunda-feira (11), quando Fernanda foi incluída na denúncia a defesa da ex-primeira dama se posicionou por meio de nota:

“O Ministério Público Federal acusou o próprio filho do ex-governador para atingi-lo. Após, o protesto de Fernanda, resolve acusá-la também. É evidente a situação de excesso de acusação e profunda injustiça. A defesa de Fernanda Richa confia no poder judiciário, que certamente saberá evitar que maiores prejuízos se produzam, pois não cometeu qualquer ilegalidade e refuta as acusações falsas criadas contra ela”.

Lembrando que Beto Richa é réu em outros três processos. A defesa tem negado todas as acusações, e tem afirmado que deve se manifestar apenas em juízo. Antes da aceitação da denúncia por lavagem de dinheiro na noite desta quarta-feira, as acusações contra ele eram de corrupção passiva e organização criminosa .

Repórter Fabio Buchmann