Justiça mantém Enem no Paraná; provas acontecem neste domingo

Justiça mantém Enem no Paraná; provas acontecem neste domingo
Foto: Arquivo / Agência Brasil

O juiz substituto da 20ª Vara Federal de Curitiba, Flávio Antônio da Cruz, negou um pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para suspender a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no Paraná, que acontecem a partir deste domingo (17).

O pedido para a reavaliação das datas do Enem foi realizado na sexta-feira (15) e o objetivo era “evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus”.

No entanto, segundo o juiz, apesar do momento vivido pela pandemia da Covid-19 e o direito de todos à saúde, a decisão publicada neste sábado (16), busca não “prejudicar também o direito dos estudantes à realização do Enem, enquanto via de acesso a um conjunto de políticas educacionais”.

Ainda conforme o juiz, contanto que os cuidados previstos nos editais, a prova pode ser bem aplicada, com redução dos prejuízos dos estudantes.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa (Inep), a primeira etapa das provas do Enem será realizada em 89 municípios paranaenses para 233.247 candidatos.

Conforme o Inep, cada sala poderá ter ocupação de até 50% da capacidade máxima, com higienização antes da aplicação do exame e distanciamento social entre os candidatos.

Em Curitiba, a URBS, responsável pelo transporte público da cidade, preparou uma programação especial para atender os estudantes que participarão da prova.

Repórter William Bittar