Leão: uma das empresas mais antigas do Paraná

Leão: uma das empresas mais antigas do Paraná
Foto: Leão Alimentos e Bebidas

O início do processo de industrialização paranaense foi focado na manufatura da erva-mate, sendo por muito tempo a principal atividade do Estado. Em 8 de maio de 1901, Agostinho Ermelino de Leão Junior fundou a empresa Leão Junior, precursora da Matte Leão, no bairro Rebouças, em Curitiba.

A Leão foi líder do setor, exportando mais de 5 mil toneladas por ano para países como Argentina, Chile e Uruguai. Nos anos 1940, quando surgiu o mate tostado, a marca Matte Leão foi adotada. Com o tempo, foram desenvolvidos outros produtos como mate solúvel, chá em saquinhos, chás em lata, garrafa pet e copo selado. Em 2007, a Leão Junior foi integrada pelo Sistema Coca-Cola Brasil e, em 2012, passou a se chamar Leão Alimentos e Bebidas.

Marcelo dos Santos, gerente Industrial, Tecnologia e Inovações, conta que os valores construídos em 1901 seguem até hoje.

Pautada pela sustentabilidade ambiental e valorização de pessoas, a Leão Alimentos e Bebidas possui duas fábricas no Paraná: em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e Fernandes Pinheiro, na região central. São 11 mil empregos diretos e indiretos.

Repórter Francielly Azevedo