Foto: Gabreil Rosa/SMCS (arquivo)
Terrazza Panorâmico

Ocupar as vagas preferenciais, exclusivas para idosos, deficientes ou ainda de carga e descarga, sem ter direito, pode render transtornos aos motoristas. Quem for flagrado nesta vagas além de multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o veículo pode ser guinchado.

O respeito às vagas exclusivas para idoso, deficiente, carga e descarga e 15 minutos – pisca-alerta deve ser obedecido 24 horas por dia e não somente no horário comercial, como explica a coordenadora de estacionamento regulamentado, o EstaR Luíza Ferreira Nadolny.

Enganam-se os motoristas que lêem as placas das vagas preferenciais e acreditam que estas vagas são para uso de idosos, deficientes, carga e descarga ou pisca-alerta somente das 7hs às 19hs. Luíza Nadolny esclarece que a informação com horários, se refere ao período em que é obrigatório o uso do cartão do EstaR, e que as vagas são preferenciais nas 24 horas do dia.

O motorista que for pego estacionado em vagas preferenciais estará cometendo infração prevista pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, sujeito a multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), além da possibilidade de remoção do veículo.

Repórter Vanessa Fernandes