Foto: Colaboração
Terrazza Panorâmico

O secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Carbonell, esteve em Guaratuba, no litoral do Paraná, nesta quinta-feira (17). Ele avaliou os estragos causados pelo temporal que atingiu a região na quarta e confirmou ações de apoio às pessoas afetadas.

Desde o primeiro momento, equipes do Corpo de Bombeiros e da Coordenação de Proteção e Defesa Civil trabalham no isolamento de áreas de risco e no atendimento da população local. Mais de mil metros de lonas foram distribuídos para cobrir cerca de 50 casas destelhadas em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. Cerca de 600 pessoas foram afetadas. De acordo com o secretário Carbonell, a situação está normalizada.

Só em Guaratuba, o Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos de 19 casas, quatro escolas, além do prédio da Companhia de Polícia Militar e de dois órgãos públicos. Por causa dos fortes ventos, cerca de dez embarcações também foram danificadas. O temporal derrubou árvores e deixou 30 mil residências sem energia elétrica no município. A situação foi normalizada pela Copel logo em seguida. Para o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o atendimento foi rápido.

Em Matinhos, o Corpo de Bombeiros registrou 21 destelhamentos e 15 quedas de árvores. Em Pontal do Paraná foram cinco destelhamentos e sete árvores arrancadas e, em Paranaguá, houve duas quedas de árvores e registro de destelhamento em uma residência.

Repórter Lucian Pichetti