Foto: Facebook/LEC

Um dos lobos-marinhos que foi solto na natureza na semana passada no Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais voltou à orla do Paraná. Na manhã desta quarta-feira (06), o animal foi visto no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. A equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi acionada via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

Os pesquisadores foram até o local, que estava sendo monitorado pela Polícia Militar, e constataram que se tratava de um lobo-marinho-do-sul e que era um dos animais que foi reintegrado à natureza no dia 30 de janeiro. O animal recebeu um microship e teve a pelagem descolorida antes de ser levado à região do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, a 6 milhas da costa. De acordo com os pesquisadores, o animal retornou à orla marinha possivelmente por ter dificuldades em se readaptar ao meio natural.

O lobo-marinho foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e de Animais Marinhos, da UFPR, onde foi atendido por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo médico veterinário do projeto. Ele deve ficar em observação por alguns dias em recinto com enriquecimento ambiental e será medicado, caso necessite. Segundo informações divulgadas pelo LEC, a próxima etapa será de avaliação para ver se ele tem condições de retornar à natureza e, caso possa ser reintroduzido ao meio ambiente, começará uma nova fase de tratamento.

Qualquer caso de animais que forem encontrados nas praias, deve ser comunicado aos pesquisadores pelo 0800-642-3341 ou 41 3511-8671.