Foto: Jairo Domingues Alberti/Defesa Civil da Lapa

60 mil litros de etanol foram derramados no solo e se espalharam por cerca de 600 metros quadros, nas proximidades do Rio Capivari, na cidade da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. O acidente ambiental ocorreu após um trem, com dez vagões, sair dos trilhos e tombar, na madrugada da última segunda-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, o combustível estava em três vagões. Ninguém ficou ferido.

Nesta quarta (17), técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram ao local para avaliar possíveis danos ambientais. De acordo com o IAP, por conta da chuva, não foi possível avaliar se o líquido atingiu o Rio Capivari.

A empresa Rumo Logística, responsável pelo trem, afirma que fez uma bacia de contenção, com escavações no solo e instalação de uma tubulação para sugar o produto derramado. Agora, um monitoramento semanal vai ser feito até que as condições sejam normalizadas.

Confira na íntegra a nota da empresa Rumo:

Dez vagões carregados com álcool descarrilaram na madrugada de segunda (15), por volta das 2h, em uma zona rural da Lapa. Três vagões tiveram vazamentos que foram contidos pela equipe da concessionária. A empresa está atuando com toda diligência para reparar possíveis danos ambientais. Logo após o ocorrido, a concessionária agiu imediatamente enviando uma equipe técnica para o local e informou os órgãos ambientais IAP e IBAMA. Na terça-feira (16), equipes executaram poços provisórios para delimitar a área impactada e verificar a dispersão do produto. No momento estão sendo feitos os trabalhos de aeração, um procedimento que acelera a evaporação do álcool na área atingida. Equipes da concessionária também estão transferindo a carga dos vagões envolvidos na ocorrência para outra composição que foi deslocada até o local, a previsão é que este serviço seja concluído nesta quinta-feira (18). A partir destas ações, será feito um monitoramento semanal até que as condições sejam normalizadas.

Repórter Lucian Pichetti