Foto: página pessoal Facebook.
Terrazza Panorâmico

A festa de abertura da sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos acontece nesta sexta-feira (23) em Lima. Uma das paratletas brasileiras é a nadadora Tisbe Andrade, radicada em Curitiba. Estudante de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, esta curitibana de 21 anos treina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Tisbe nasceu com artrogripose múltipla congênita, uma doença capaz de afetar quase todas as articulações. Em uma entrevista para a CBN Curitiba, ela recordou o início no esporte, em 2012.

Nos últimos anos, Tisbe obteve recordes na prova de 50 metros costas e o prêmio de melhor atleta do paradesporto brasileiro, concedido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

A nadadora falou sobre o preconceito que enfrentou para vencer no esporte.

Também treina na PUC-PR outro nadador convocado para o Parapan: Eric de Oliveira Tobera, paranaense de Telêmaco Borba. As provas de natação têm início neste domingo (25).

Com 19 modalidades, o grande evento do paradesporto do continente americano vai até o domingo da próxima semana (dia 1º).