Enem-agencia-brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Terrazza Panorâmico

O número de pessoas que faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (11), foi maior do que o número de ausentes na primeira prova no dia 04 de novembro. Em todo o Paraná, 30,6% dos estudantes não realizaram as provas no segundo dia, mas esse número já é somado aos que faltaram na primeira e que não tinham direito de fazer a segunda.

No primeiro final de semana de Enem, 25,6% do total de inscritos, faltou a prova. Ao todo, 237.343 estudantes de todo o Paraná, estavam inscritos para fazer o Enem este ano.

Em todo o país, mais de 5,5 milhões de estudantes estavam inscritos e quase 30% faltaram ao exame, seja no primeiro ou no segundo dia. O número de inscrições foi o menor dos últimos três anos. Em 2016, mais de 8,3 milhões de estudantes se inscreveram e em 2017 foram mais de 6,7 milhões.

No total, 66 estudantes foram eliminados em todo o Brasil, a grande maioria por Descumprimento de Regras Gerais do Edital, como ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros casos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela elaboração e aplicação do exame, registrou ainda 88 emergências médicas.

Por outro lado, de acordo com o Ministério da Educação, pela primeira vez, não será necessária uma reaplicação de prova, em função de problemas logísticos.

Nesta quarta-feira (14), o MEC divulga o gabarito oficial de provas e os cadernos de questões. O resultado final do desempenho dos estudantes será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

Atualmente, os resultados do Enem são usados para o ingresso de estudantes em 1.434 instituições educacionais no Brasil e em 35 em Portugal.

Repórter William Bittar