Foto: Reprodução/EBC

99 vagas para o Programa Mais Médicos foram abertas no Paraná. Dois municípios da região metropolitana de Curitiba concentram 18 delas. Colombo, com 10 e Piraquara, com 8.

O novo edital do programa, lançado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, prevê a contratação de 2.000 médicos que devem atuar em 790 municípios com altos índices de vulnerabilidade social, onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas.

Os municípios contemplados concentram áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, como comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Estas regiões dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho.

Formados no Brasil

Esta nova etapa corresponde ao 18º Ciclo do programa, que, nesta primeira fase, vai priorizar a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil. Além disso, para garantir imparcialidade na escolha dos médicos com CRM Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. A medida visa também garantir profissionais qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária.

Formados no exterior

Caso haja vagas remanescentes dessa 1ª etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior. Outra novidade deste edital é que toda a documentação desses médicos deverá ser enviada ao Ministério da Saúde, pela internet, já no ato de inscrição. Essa mudança garante que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, o que contribuirá para otimizar tempo e recurso.

Inscrições

Os profissionais com registro profissional brasileiro devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site do programa. Você pode conferir aqui a relação de vagas preliminares por município.

Repórter Lucian Pichetti