O Bairro Novo vai ganhar um novo binário, para melhorar o trânsito aos motoristas que passam por algumas das ruas mais movimentadas da região. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Se não há como criar novas ruas ou alargar as já existentes, para melhorar o fluxo de veículos na cidade, a saída encontrada pela Gestão Greca tem sido a criação de binários.

E Curitiba vai ganhar mais um, agora no Bairro Novo. As ruas Nova Aurora e Ourizona passam a ter sentido único de circulação por aproximadamente três quilômetros.

O trecho é entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo. De acordo com a prefeitura, as mudanças deixam o trânsito mais seguro e organizado para os pedestres também.

A Rua Nova Aurora terá sentido ao bairro Umbará e a Rua Ourizona seguirá sentido ao Alto Boqueirão. Para a implantação da mudança, a Superintendência de Trânsito (Setran) analisou o comportamento de motoristas e pedestres nas duas ruas que compõem o novo binário e, também, nas vias adjacentes a elas.

Tanto a Nova Aurora quanto a Ourizona são ruas fundamentais para a região, servem de ligação entre os bairros Umbará, Sítio Cercado e Alto Boqueirão.

Nos próximos dias, a Setran começa a colocar novas placas de sinalização de trânsito nas vias. As placas ficarão cobertas até a mudança efetiva de sentido das ruas, prevista para o dia 29 de janeiro. De acordo com a secretaria, as condições climáticas podem fazer com que a data seja alterada.

Outras mudanças

Com essa nova forma de circulação, duas ruas transversais ao futuro binário também terão mudança, por fazerem parte da conexão das extremidades do sentido único: na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Nova Aurora e a Ourizona) terão sentido único para a Ourizona. Já a Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Nova Aurora.

Haverá, ainda, uma mudança de preferencial, no cruzamento das ruas Nova Aurora e Mandirituba. O motorista que estiver dirigindo pela Rua Nova Aurora terá preferência. Até então, a preferencial era de quem vinha pela Mandirituba.

Dessa forma, o motorista que estiver na Mandirituba deve parar no cruzamento com a Rua Nova Aurora antes de seguir, como já ocorre no encontro com a Rua Lupionópolis, que é a próxima rua paralela à Nova Aurora.

Nova Aurora e Ourizona estão entre as ruas que foram restauradas pela Prefeitura na Regional Bairro Novo em 2018, com substituição do antipó pelo asfalto. Além da Nova Aurora, as ruas Lupionópolis, Ourizona, Pérola do Oeste e David Tows estão com asfalto novo.

Repórter Lucian Pichetti