Rua General Mario Tourinho terá faixa exclusiva para ônibus. Curitiba, 16/12/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Terrazza Panorâmico

A Prefeitura de Curitiba anunciou mais uma faixa exclusiva para ônibus. A Rua General Mário Tourinho será a quinta rua da cidade a receber a faixa exclusiva.

Segundo a prefeitura, pela região passam cinco linhas do transporte coletivo como Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido, com 89 ônibus e mais de 60 mil passageiros por dia.

A superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, explica que a faixa exclusiva vai proporcionar mais qualidade aos usuários do transporte coletivo.

SA faixa exclusiva terá pouco mais de um quilômetro de extensão, entre a Avenida Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira.

A superintendente explica que os trabalhos de sinalização, de responsabilidade da Setran, começaram na primeira semana do ano. São colocadas novas placas de trânsito e a pintura específica para a faixa exclusiva.

SAté o final do mês, os condutores que circularem pela faixa serão orientados, mas não multados. A partir de fevereiro, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito.

A infração – de natureza gravíssima – acarreta a perda de sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ R$ 293,47 e remoção do veículo.

Nova trincheira

A implantação da faixa exclusiva para o transporte coletivo está ligada à construção da trincheira da Avenida Nossa Senhora da Aparecida com a Rua General Mário Tourinho.

Segundo a prefeitura, a nova trincheira vai aumentar a capacidade de escoamento dos veículos, eliminando os pontos de conflito. A expectativa da administração municipal é de que 41 mil veículos passem, então, pela Mário Tourinho. Na Nossa Senhora Aparecida, o cálculo é de que serão mais de 15 mil veículos diariamente.

Com colaboração de Cristina Seciuk, repórter William Bittar