Foto: Divulgação/IAP

As trilhas dos Mananciais da Serra, na Região Metropolitana de Curitiba, estarão abertas para visitação neste fim de semana, dias 14 e 15 de julho. O local faz parte do patrimônio histórico e natural do Paraná.

De acordo com Manoel dos Santos, gestor socioambiental da área de patrimônio histórico da Sanepar é uma visita pela natureza e pela história já que o visitante poderá conhecer os primeiros equipamentos de abastecimento de água de Curitiba.

Para caminhar pelos Mananciais da Serra, os visitantes devem seguir as placas informativas e contam com uma equipe de mediadores da Sanepar, IAP e Prefeitura de Piraquara que ajudam nas orientações.

São quatro trilhas: a da Chaminé, a Estrada do Carvalho, com 2,5 quilômetros; a do Santuário São Francisco e a Trilha do Salto, com 1 quilômetro. Em cada uma das trilhas, o tempo estimado de duração do passeio é de cerca de 1 hora. Assim, se o visitante optar pelo roteiro completo, a caminhada pode chegar a 4 horas.

Manoel dos Santos aconselha que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva, já os passeios são realizados mesmo com chuva, e leve máquina fotográfica. Além das roupas e proteção Manoel faz algumas orientações para quem deseja fazer a visita.

As visitas começam às 8h30 e são gratuitas. A entrada é permitida até às 16 horas. Às 17h30, os passeios são encerrados.

Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de 10 pessoas. Grupos maiores devem fazer agendamento pelos e-mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br.

Repórter Vanessa Fernandes

Deixe seu comentário