marcos-pontes
Foto: EBC
Terrazza Panorâmico

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou nesta sexta-feira (23) que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão subordinado ao Ministério, fez um mapeamento da situação do desmatamento da Amazônia.

Na saída de um encontro que teve com presidentes estaduais da Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), em Curitiba, Pontes afirmou que o Inpe consolidou os dados e repassou ao Ibama para tomar as medidas para conter a situação.

Pontes ainda falou da a aprovação da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados sobre o acordo de salvaguardas tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos que permite o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão.

O acordo de salvaguardas tecnológicas prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da Base de Alcântara.

O ministro frisou que isso é importante para a soberania do país.

Durante a visita a Curitiba, Marcos Pontes almoçou com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu, antes de retornar à Brasília.

Repórter William Bittar