Foi realizado neste sábado, em Antonina, o Encontro da Grande Reserva da Mata Atlântica, que visa a promoção e desenvolvimento do turismo como atividade econômica ambientalmente responsável.

Último remanescente contínuo, a Grande Reserva da Mata Atlântica, compreende o Litoral do Paraná, o Litoral Sul de São Paulo e o Litoral Norte de Santa Catarina. Ela foi apresentada aos municípios que a integram, a empresários e à imprensa especializada, para fomentar a comercialização, o desenvolvimento e a promoção de roteiros e destinos.

Foi assinado por representantes dos três estados, durante o evento, o protocolo de intenções para integração e criação do roteiro da Grande Reserva da Mata Atlântica, Rota Lagamar e Rota Porto a Porto.

A reserva tem aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais não fragmentadas e conecta unidades de conservação já existentes na região da Serra do Mar. Em 1989, todo este conjunto foi declarado Sítio do Patrimônio Natural Mundial. E, dois anos depois, reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Repórter Marcelo Ricetti