Foto: Gilson Abreu/FIEP

O número de feriados que caem em dias úteis neste ano será menor do que o de 2018. Serão 254 dias úteis em 2019, contra 254 do ano passado e 249 de 2017. Dessa maneira, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) considera que o setor terá menos prejuízos, isso porque a avaliação considera a quantidade de dias trabalhados e as paradas em função de feriados e emendas do calendário nacional.

Para se ter ideia, o ano terá 11 feriados nacionais, dois deles com possibilidades de emendas, a terça-feira de Carnaval, no dia 05 de março, e o Corpus Christi, no dia 20 de Junho, que cai em uma quinta-feira.

Pode parecer pouco, mas os três dias a menos de feriados prolongados este ano, representam um impacto 39% menor na produção industrial ao longo do ano, segundo a entidade.

O economista da Fiep, Evânio Fellipe, explica essa conta e garante que as perdas, com os feriados de 2019, podem chegar a R$ 2,9 bilhões.

Por outro lado, o trabalhador não deve sentir tanto essa diminuição de emendas de feriados. Isso se deve ao próprio psicológico do empregado, pois, segundo Emílio Paiva, especialista em administração do tempo, poucas pessoas avaliam os feriados ano a ano.

Um dos feriados que não deve ter emendas esse ano em Curitiba, por exemplo, é o feriado do Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 08 de setembro, pois cairá em um domingo, sem prejudicar a atividade industrial, por não ter a possibilidade de emendar com o feriado de Sete de Setembro.

Repórter William Bittar