Foto: Divulgação/Mercado Municipal

02 de Agosto de 1958. O Mercado Municipal era oficialmente inaugurado na sede atual depois de uma vida nômade centenária, já que funcionou em vários locais de Curitiba.

Começou em 1860 onde hoje fica a Praça Zacarias. Quatorze anos depois, foi transferido para a Praça Generoso Marques. De 1915 até 1937 o MM ficou instalado na Praça Theodoro Bayma, a famosa Pracinha do Batel.

Com a demolição da sede no Batel, Curitiba ficou mais de 27 anos sem Mercado Municipal. Um projeto foi apresentado pelo urbanista francês Alfred Agache e as obras no local atual começaram em 1956. A inauguração oficial ocorreu dois anos depois.

O MM está cravado na região central em frente à Rodoferroviária de Curitiba. Virou um sexagenário de respeito na história da cidade e na vida de muitos curitibanos.

Deloreine Bolliger Ayoub tem 57 anos. Se ela fosse publicar uma autobiografia, o Mercado Municipal, teria papel de protagonista nesta história

A mãe de Deloreine ainda é cliente do MM. Hoje quem faz as compras pra ela é uma moça chamada Lúcia. Deloreine lembra que o MM foi um dos pioneiros no serviço de entregas. Mas é claro, era um privilégio para os clientes mais fiéis, como é a mãe dela

Alguns comerciantes estão instalados desde o nascimento do Mercado Municipal na sede atual. Osvaldo Cardoso Vieira é o dono da famosa Banca do Osvaldo. É uma espécie de Armazém nos moldes Secos e Molhados. Tem de tudo. A venda é a granel como ocorria antigamente.

Osvaldo viu o Mercado Municipal ganhar fama. Hoje virou um ponto turístico. Mas no começo, era preciso fazer malabarismos para atrair a mirrada clientela. Hoje, no entanto, seu Osvaldo diz que os tempos de vender o almoço pra comprar a janta ficaram lá atrás

A Prefeitura organizou uma programação em comemoração aos 60 anos do Mercado Municipal. De 7 a 11 de agosto, acontece o Festival Gastronômico.

Durante os cinco dias, chefs de cozinha renomados vão dividir com o público algumas curiosas criações culinárias. A programação é dividida por temas.

A criançada também não foi esquecida. Uma Ação Kids irá ocorrer em dois sábados de agosto, nos dias 11 e 18/8, das 11h às 15h, com diversas atividades, entre elas, oficinas gourmet e descobertas sensoriais.

Também dentro das comemorações o Mercado Municipal sedia o 2º Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que classificará o vencedor para disputar, em setembro, o World Coffee Roasting Championship. O evento irá ocorrer até este sábado. As disputas ocorrem a partir das 8 horas. Mais informações podem ser encontrwww.curitiba.pr.gov.br

Repórter Fábio Buchamnn

Deixe uma mensagem