Foto: IDEME / Fotos Públicas

A edição deste ano da Mercosuper, feira anual do setor supermercadista, está 30% maior do que a de 2018. Realizada em três dias, no Expotrade, em Pinhais, ela reúne cerca de 45 mil varejistas de todo o Paraná. E deve movimentar aproximadamente 540 milhões de reais em negócios. O governador Ratinho Júnior prestigiou a abertura do evento. E falou sobre a importância da área para a Economia do Estado.

Ao todo, são 300 marcas presentes, com os principais lançamentos de produtos. Nos últimos quatro anos, a Mercosuper cresceu 200% e se consolidou como um dos maiores e mais importantes eventos supermercadistas do país. Nesta edição, a ênfase é no comércio eletrônico, que responde por 0,8% das vendas dos supermercados brasileiros. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Supermercados, Joanir Zonta, há muito espaço para crescer neste segmento, em que os líderes são os Estados Unidos e a China.     

Para o economista Cláudio Shimoyama, com um crescimento anual de quase 3% pouco mais de 1% do PIB, os supermercados praticamente não sentem a crise; apesar da queda do rendimento familiar, com a alta taxa de desemprego. Para o consumidor, este movimento é visível, com a constante abertura de novas lojas pelas grandes redes. E o crescimento das vendas online é uma realidade próxima do setor.

Repórter Marcelo Ricetti