Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Terrazza Panorâmico

Nesta terça-feira (1º), a Caixa Econômica Federal começou a receber os pedidos de adesão dos trabalhadores que desejam fazer o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Nesta modalidade, o trabalhador pode retirar parte do saldo da conta do FGTS de acordo com o mês de aniversário. Ao fazer a adesão, esta retirada de uma parcela, poderá ser realizada todo ano.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal Marques Calixto, explica de que forma os trabalhadores podem fazer a adesão ao saque aniversário. Marques Calixto alerta para a necessidade do trabalhador ficar atento ao uso dos canais seguros fornecidos pela Caixa.

Os valores para retirada na modalidade saque-aniversário são variáveis, de acordo com o saldo constante na conta de FGTS do trabalhador. O gerente regional da Caixa explica os parâmetros considerados nesta retirada que pode ser de 5 a 50% do saldo da conta. 

Como funciona?

Ao aderir ao saque aniversário, o depósito será realizado conforme o mês do aniversário do trabalhador. Nessa modalidade, o trabalhador também pode optar pela data em que o valor estará disponível, entre o dia 1º e 10. Trabalhadores com conta na Caixa Econômica, terão os valores creditados automaticamente, já para depósitos em outras instituições bancárias, o depósito será feito conforme a indicação, com a cobrança de tarifa de transferência. 

Marques Calixto esclarece ainda que o trabalhador ao aderir ao saque aniversário, em caso de demissão não poderá receber o saldo total do FGTS, no entanto todos os demais direitos referentes a este benefício continuam garantidos.

Mas e no caso do trabalhador que fez a adesão ao saque-aniversário e por alguma razão mudou de ideia? O gerente da Caixa explica que é possível desfazer a adesão, desde que respeitado o prazo de 25 meses.

Uma pesquisa realizada pela Datacenso por solicitação da Associação Comercial do Paraná aponta que 50% dos paranaenses devem fazer a adesão ao saque-aniversário. O principal destino dos valores entre os entrevistados é o pagamento de dívidas com 45%, outros 30% dos trabalhadores pretendem poupar e 15% irá realizar compras em geral.

Lembrando que a adesão ao saque-aniversário deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo 08007260207, pelo app da Caixa disponível para Android ou IOS e também pelo site da Caixa Econômica Federal.

Repórter Vanessa Fernandes