Foto: Pexels
Terrazza Panorâmico

O Ministério Público do Paraná (MPPR) promove, nos dias 11 e 12 de novembro, o 4º Seminário de Direitos Humanos. O encontro será no auditório da sede do MPPR em Curitiba (Rua Marechal Hermes, 820) e contará com diversas mesas que discutirão temas como igualdade de gênero, racismo institucional no sistema de Justiça e a situação de grupos vulneráveis, como a população LGBTI+, povos e comunidades tradicionais e indígenas, trabalhadores rurais e pessoas em situação de rua.

A palestra de abertura estará a cargo do engenheiro e economista Eduardo Moreira, autor de livros como “Encantadores de vidas”, “O que os donos do poder não querem que você saiba” e “Desigualdades & caminhos para uma sociedade mais justa”. Ele falará sobre “Desigualdade e Direitos Humanos”. Toda a programação é aberta ao público interessado, que pode assistir ao evento tanto presencialmente quanto pela internet, pois as palestras terão transmissão ao vivo via webcast.

Defesa de direitos 

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto lembra que “a defesa dos direitos humanos é de todos, especialmente daqueles que se encontram à margem dos benefícios produzidos pela sociedade ou sofrem violência, preconceito ou discriminação”. O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos acrescenta também que o seminário é um espaço para diálogo com os movimentos sociais e a população em geral, de modo a permitir que sejam identificadas as principais demandas na área de direitos humanos no estado do Paraná.

As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, tanto para integrantes do MPPR quanto para o público externo. A página do evento, no site da Escola Superior do MPPR, traz a programação completa do seminário e inclui links para inscrição e para acompanhamento das palestras via webcast.