Museu do Holocausto de Curitiba @MuseuShoaCuritiba

Curitiba tem mais de 25 museus dedicados às mais diferentes áreas, vão desde a s artes até a botânica.

Um desses museus especiais com que Curitiba foi presenteada é o Museu do Holocausto. Inaugurado em 2011, o de Curitiba é o primeiro do país dedicado a memoria das vítimas e sobreviventes do regime nazista.

O museu faz parte do complexo do Centro Israelita do Paraná, que tem a Sinagoga e a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann. A visita é gratuita e mediante agendamento pelo site. O visitante também pode fazer a visita guiada aos domingos, que dura cerca de uma hora.

O museu conta com exposição de documentos históricos, fotos e objetos de sobreviventes e familiares de vítimas, e depoimentos em vídeo de sobreviventes. Grande parte do acervo do Museu do Holocausto são doações de diferentes lugares como o Museu do Holocausto de Jerusalém, de Washington e de Auschwitz. Há itens recebidos da fundação do diretor de cinema Steven Spielberg, e outros tantos que foram doados por filhos e netos de sobreviventes.

 O Museu do Holocausto conta ainda com visitas para escolas, dentro do programa educativo com foco na luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying.

O Museu do Holocausto de Curitiba fica na Rua Agostinho Macedo, número 248, no Bom Retiro.