Foto: Kraw Penas/SEEC
Terrazza Panorâmico

O Museu Paranaense reinaugura nesta sexta-feira (14), às 17h, o novo circuito de longa duração com a abertura de seis exposições, no anexo: Missões Jesuíticas e Paraná Espanhol; Festas Populares no Paraná (Folia de Reis, Carnaval, Bandeira do Divino, Congada da Lapa e Fandango do Litoral); Cultura Caiçara e a Fábrica de Farinha de Mandioca; Educação no Paraná; Conflitos Armados no Paraná e Conflitos pela Posse da Terra.

O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr., disse que todo este conjunto representa uma grande transformação no circuito.

NOVO CIRCUITO 

O anexo, local que abriga as exposições, foi construído em 2002, quando o Museu foi transferido para a sede da Rua Keller, em frente às ruínas de São Francisco, em Curitiba.

O prédio é uma edificação de concreto, aço e vidro, em dois pisos, com cerca de 1.600 m². A arquitetura contrasta com o prédio histórico de 1929, que já foi sede do Palácio do Governo, Tribunal Regional Eleitoral e sede do Museu de Arte do Paraná, transferido para o Museu Oscar Niemeyer também em 2002, dando lugar ao Museu Paranaense.

O Pavilhão da História do Paraná que fazia a “linha do tempo”, da Pré-História ao início do Século XX, foi modernizado e renovado ao longo do tempo. Mas para que todo o ambiente acompanhasse esta atualização, decidiu-se, então, que deveriam ser refeitas toda a expografia e museografia desta sala expositiva.

As novas exposições contaram com curadoria coletiva, com a participação de professores universitários, membros da academia, e de movimentos sociais, numa curadoria coletiva.

ETAPAS DE REINAUGURAÇÃO

De janeiro a maio de 2018, foi feita a revitalização no piso inferior do anexo do museu, substituição dos vidros. Em março de 2018, aconteceu a inauguração da exposição A História da Itaipu Binacional, que integra o circuito das Indústrias Paranaenses.

Já em quatro de dezembro de 2018 cinco exposições novas foram inauguradas: Arqueologia no Paraná; Indígenas do Paraná; Tropeirismo; Autoridade e Justiça no Século XIX e Negros do Paraná.

PROGRAMAÇÃO

Durante o evento de entrega do novo circuito de longa duração acontece também no Museu o lançamento dos livros “Os Antigos Gregos no Acervo do Museu Paranaense”, de Renata Senna Garrafoni; “Modelando Condutas: Educação Católica em Escolas Masculinas”, de Roseli Boschilia; “Os Arautos da Dissolução: O Imaginário Anticomunista na Imprensa Regional Paraná, Década de 1940”, de Marcos Gonçalves; e “A Construção de uma Memória para a Nação: A Participação do Museu Paranaense na Exposição Antropológica Brasileira de 1882”, de Luiz Fernando Rankel.

Serviço

Reinauguração do Circuito Expositivo do Museu Paranaense com seis exposições
Data: 14 (sexta-feira)
Horário: 17h.
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba. Entrada gratuita.
(41) 3304-3300 www.museuparanaense.pr.gov.br