parque-barigui-evento-outubro-rosa
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Terrazza Panorâmico

Você sabia que o lixo eletrônico não pode ser descartado junto ao lixo comum ou reciclável? Os materiais precisam de destinação correta para evitar a contaminação do meio ambiente. Diante disso, neste sábado (23), acontece no Parque Barigui, em Curitiba, um mutirão para recolhimento de equipamentos eletroeletrônicos sem uso ou fora de funcionamento.

Alceu Dal Bosco, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap), que promove o evento junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, explica quais materiais serão aceitos.

A tenda será instalada no estacionamento do Parque Barigui com acesso pela BR-277, próximo ao heliponto. Dal Bosco ressalta que alguns itens não serão recolhidos.  

Mais de 530 toneladas de lixo eletrônico já foram recebidas pelo Sescap em todo o Paraná durante os mutirões. Os computadores, monitores, impressoras, rádios, equipamento de som, telefones, celulares, aparelhos de fax, televisores e câmeras fotográficas serão encaminhados para a Associação de Recicladores e Catadores de Curitiba e Região.

O material plástico é devidamente separado e vendido. Partes tóxicas são encaminhadas a empresas especializadas para que haja descontaminação e destinação correta.

A coleta de lixo eletrônico no Parque Barigui ocorre neste sábado (23), das 9h às 16h. Qualquer pessoa pode levar os materiais que desejar.

Repórter Francielly Azevedo

No CBN Curitiba edição da manhã nós conversamos com Alceu Dal Bosco. Ele é presidente do Sescap-PR. Ouça a íntegra da entrevista com mais detalhes sobre o assunto.