Categorias: CBN DESTAQUE JORNALISMO

Nível dos reservatórios de água chega a 44,43%

O nível de água nos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Iraí, Passaúna, Piraquara 1 e Piraquara 2), que atendem a capital paranaense e a Região Metropolitana, está em 44,43%.
As chuvas dos últimos dias contribuíram para o aumento do índice, que chegou a 26,7% em novembro de 2020, o mais baixo da história.

A Sanepar já havia alertado que o rodízio no abastecimento de água implantado na capital e RMC só será suspenso quando os níveis dos reservatórios alcançarem os 60%.
Desde agosto de 2020 o rodízio é de 36 horas de abastecimento e 36 horas de desabastecimento. O esquema chegou a ser suspenso durante as festividades de fim de ano.
Uma medida recente tomada pela Sanepar para amenizar a estiagem severa é o uso da indução de chuvas localizadas com aeronaves.
O processo, chamado de semeadura de nuvens, é feito por um avião que, ao sobrevoar uma nuvem promissora, faz a pulverização de gotículas de água potável de diâmetro controlado. Essas gotículas se somam às gotas já existentes dentro da nuvem, que ganham massa e se precipitam em forma de chuva, no local de interesse.
O processo faz parte de um projeto de pesquisa e inovação da Sanepar que será desenvolvido até maio deste ano em Curitiba e Região Metropolitana.

Da Redação

Essa postagem foi modificada em 23 de janeiro de 2021 15:52

Compartilhar
Tags: Sanepar rodizio

Esse Aceite utiliza Cookies