Foto: Reprodução/EBC
Terrazza Panorâmico

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2018, divulgados pelo IBGE, mostram que no Paraná um em cada seis jovens não trabalha nem estuda. De acordo com a Pnad, quase 18% das pessoas entre 15 e 29 anos do Estado não têm emprego e também não estudam.

No País, a média de pessoas nesta condição é de 23%. O índice se manteve estável, nos dois casos, em relação ao levantamento do ano anterior.

O problema é mais acentuado entre as mulheres. É o que ainda revela o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  Segundo a pesquisa, 23% das jovens desta faixa etária não têm nenhuma das duas ocupações.

Já entre os homens, a parcela é de aproximadamente 13%. A amostragem aponta que cerca de 54% dos paranaenses com mais de 25 anos não terminaram o ensino médio. O índice é semelhante à média brasileira, de pouco mais de 52%.

No Paraná, as pessoas com idade acima de 25 anos estudaram, em média, em torno de 9 anos, de acordo com o IBGE.

O estudo aponta que, em relação aos públicos que ainda estão em ciclo escolar, quase 38% das crianças de 0 a 3 anos do Estado estavam na escola no ano passado; e que estavam matriculadas 92% das crianças entre 4 e 5 anos.

Por outro lado, o índice de matriculados entre o público de 6 e 14 anos era de quase 100%.

Na faixa da adolescência, estavam na escola mais de 85% dos jovens dos 15 aos 17 anos.

Repórter Marcelo Ricetti