Foto Reprodução/AEN

O Paraná registrou a abertura de 3.303 empresas em janeiro de 2019, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Este número representa um incremento de 14,6% em relação ao total contabilizado em igual mês do ano passado (2.881).

Segundo a Jucepar, as estatísticas apontam aumento em todos os segmentos de negócios. A Junta considera que o novo sistema Empresa Fácil Paraná contribuiu para o aumento no número de formalizações empresariais.

O sistema integra diferentes órgãos reguladores e licenciadores, permitindo que todos os processos necessários para abrir um novo negócio sejam feitos inteiramente pela internet. Antes desta implantação, o empresário precisava ir pessoalmente em cada órgão para solicitar as licenças para seu empreendimento.

O Empresa Fácil Paraná já conta com a adesão de 380 prefeituras paranaenses, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente. Ainda de acordo com a Junta, o sistema reduziu o prazo médio para abrir uma empresa de trinta para cinco dias úteis.

EXPANSÃO

O Estado fechou 2018 com 45,8 mil novas empresas abertas, o que significa um acréscimo de 6% em relação ao total de 43,2 mil novos negócios formalizados em 2017.