Foto: Soldado Priscilla Carvalho

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) divulgou os dados das ocorrências relacionadas à criminalidade no Paraná no primeiro trimestre deste ano. As informações apontam que houve queda nos registros de homicídios na comparação com o mesmo período de 2017. Segundo o levantamento, foram 509 assassinatos neste ano, contra 628 nos três primeiros meses do ano passado, o que representa uma queda de 19%.

Em Curitiba, esta diminuição chegou a 21,7% no mesmo período. Foram 79 homicídios no primeiro trimestre de 2018, contra 101 no primeiro trimestre de 2017.

O estudo da SESP, divulgado nesta terça-feira (12), revelou que o movimento foi contrário em três regiões do Paraná: Paranaguá, São Mateus do Sul e Umuarama. Estas áreas apresentaram crescimento na quantidade de assassinatos neste período.

No litoral paranaense, foram 38 homicídios nos três primeiros meses deste ano, contra 29 no mesmo período de 2017. A explicação dada pela Secretaria de Segurança foi a disputa pelo domínio do tráfico de drogas na região litorânea. O aumento no número de homicídios neste caso foi considerado como pontual.

Conforme os dados, a quantidade de roubos e furtos caiu em todo o estado. A queda foi de 27% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Especificamente nos casos de roubos a residências, houve diminuição de 27,3% nas ocorrências; de 31% nos roubos a comércio; e de 24,5% em locais públicos.

Tratando-se dos furtos, a decréscimo médio foi de 8,8%. Os furtos em residências caíram 17% no primeiro trimestre de 2018, enquanto a queda foi de 15% nos estabelecimentos comerciais. O levantamento ainda apontou diminuição nas ocorrências de roubos e furtos de veículos neste ano em relação a janeiro, fevereiro e março de 2017. O roubo a veículos caiu 29% e o número de furtos registrou queda de 7,5%.

Repórter Joyce Carvalho