(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá)

Se muita gente gosta das festas de final de ano para aproveitar com a família, o Carnaval é aquele momento de curtir também com os amigos. Arrumar as malas, abastecer o carro e, geralmente, seguir para o litoral, onde a festa é garantida. O plano dos foliões é curtir todos os dias, mas para isso, alguns cuidados precisam ser tomados.

A alimentação balanceada e, principalmente, a hidratação, são fatores fundamentais para que ninguém deixe o trio elétrico passar por causa da ressaca.

Segundo a nutricionista Elaine Cristina Imbiriba, beber água deve ser uma rotina, principalmente nessa época do ano. O Carnaval é conhecido pelo grande consumo de bebidas alcoólicas e isso, conciliado as altas temperaturas, faz o corpo desidratar rapidamente.

Outro cuidado imprescindível é com a alimentação. Antes de sair de casa para a folia, se alimente bem, mas sempre cuidando do que vai consumir. A nutricionista dá algumas dicas para que você saia tranquilamente e sem riscos de passar mal.

Mas a alimentação não é apenas antes de sair não. Elaine ressalta que na volta, a alimentação também é importante, pois o gasto de energia na hora de pular Carnaval é alto. Além disso, o corpo precisa recuperar o fôlego depois do álcool, né?

E os cuidados não são apenas para os adultos que vão ingerir bebida alcoólica, não. A nutricionista lembra que as crianças devem se hidratar tanto quanto os pais, pois elas têm mais energia. O ideal é que o adulto ingira 35ml de água para cada quilo do corpo e não aquela história de consumir dois litros de água por dia.

Se você está indo para a casa de alguns amigos ou para a praia, não se esqueça da hidratação. A CBN Curitiba ainda dá algumas dicas para você aproveitar o feriado.

Quer fazer a reidratação? Então anote aí. Três copos de água de coco; ¼ de melancia descascada e sem sementes e três raminhos de hortelã. Para preparar, bata a água de coco no liquidificador com a melancia, coe no copo e decore com as folhas de hortelã. Aí é só servir gelado.

Para fazer aquele detox depois da bebida alcoólica pegue uma folha grande de couve, uma colher de sopa de linhaça, uma maça picada com casca, 2 xícaras de abacaxi picado, meia xícara de hortelã e quatro xícaras de água. Bata tudo junto no liquidificador e sirva à vontade.

Anotou as dicas? Então, aproveite o Carnaval.

Repórter William Bittar

Deixe uma mensagem