Categorias: Entrevistas

O que precisamos saber sobre depressão infantil e pandemia?

As mudanças na rotina causadas pelo cenário de pandemia mexeram com a saúde mental em todo o mundo. Porém não são apenas os adultos que foram afetados por essas mudanças: crianças também estão passíveis de desenvolver problemas.

A psicóloga Amanda Lima explica que o período de isolamento pode ser um momento de agravamento da depressão infantil pela falta de vivência da escola ou da rotina com os amigos. As dificuldades emocionais dos adultos na quarentena também podem afetar os pequenos.

A depressão é caracterizada por um distúrbio de humor e não apenas uma tristeza passageira. De acordo com a especialista, nas crianças os quadros não são tão perceptíveis ou verbalizados por elas e, por isso, a importância dos pais e da comunidade estar atenta aos sintomas.

Entre os principais sinais estão a irritabilidade, tristeza, diminuição de interesse nas atividades, insonia ou sono excessivo, alteração de peso, baixa estima e dificuldades no aprendizado. Apesar de depender de diversos fatores ou traumas, a predisposição genética também pode ser um fator para o quadro.

Confira a entrevista completa:

Essa postagem foi modificada em 23 de novembro de 2020 15:50

Compartilhar
Tags: depressão infantil distúrbio de humor emoções isolamento pandemia saúde mental tristeza

Esse Aceite utiliza Cookies