Foto: Divulgação/PMC

Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), expuseram a população os detalhes das obras da nova trincheira da Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Rua Mário Tourinho. A audiência pública foi na noite desta segunda-feira (27), no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Para o engenheiro da Unidade de Gerenciamento do Programa PAC Mobilidade no Ippuc, Márcio Augusto de Toledo Teixeira, foi uma boa oportunidade para os moradores conhecerem o projeto, que pretende desafogar as linhas de ônibus mais carregadas da cidade.

A trincheira é a primeira intervenção de um conjunto de obras no itinerário do Inter II.

Passam pelo cruzamento da Mário Tourinho com a Nossa Senhora Aparecida 62 mil veículos por dia, contando apenas os horários de maior movimento. As obras devem começar nas próximas semanas.

Durante o período de obras uma operação de trânsito vai ser feita na região. A sinalização viária e as orientações vão ser responsabilidade da Superintendência de Trânsito (Setran).

O investimento na obra é de R$ 12,4 milhões, com recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Orçamento Geral da União (OGU).

Quando finalizada, a trincheira deve melhorar a ligação da região central de Curitiba com o Campo Comprido, no sentido leste-oeste, e da região do Portão com a BR-277, no itinerário norte-sul, o que deve melhorar a circulação de oito linhas do transporte coletivo, entre diretas, interbairros, alimentadoras e convencionais.

Repórter Lucian Pichetti