Foto: Divulgação

A tão aguardada obra da trincheira da Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, começa nesta segunda-feira (7). O anúncio foi feito pelo Facebook, pelo prefeito Rafael Greca.

Na postagem, que traz uma foto do projeto, ele garante que “os bloqueios serão entre esta segunda e quarta-feira, quando começa a cravação de estacas suecas – importadas especialmente para o local”. Greca diz ainda que “o tempo de obra será o menor possível” e que “haverá trajetos alternativos naquele gargalo de tráfego”. 

Segundo o administrador municipal, a trincheira é para “servir a linha InterBairros 2 e melhorar a mobilidade urbana entre Batel, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Portão e Fazendinha”.

A obra deveria ter começado em setembro, mas foi adiada.

Em entrevista à CBN Curitiba, no dia 6 de dezembro, o prefeito explicou o motivo.

As obras vão causar mudanças no trânsito da região. Algumas ruas serão bloqueadas e por isso haverá desvios.

A previsão da administração municipal é de que a trincheira fique pronta em dez meses. No cruzamento, segundo a prefeitura, passam quase 62 mil veículos por dia nos horários de maior movimento.

A Secretaria Municipal de Trânsito fará a sinalização na região durante o período de obras.

Por seis meses, a Nossa Senhora Aparecida vai ficar totalmente bloqueada. Na Mário Tourinho, uma faixa sentido Barigui – Portão ficará liberada.

Contudo, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que comerciantes e clientes terão acesso aos estabelecimentos.

O objetivo da trincheira é melhorar a ligação da região central de Curitiba com o Campo Comprido, no sentido leste-oeste, e da região do Portão com a BR-277, no sentido norte-sul.

Ainda conforme a administração municipal, com a trincheira, haverá melhoria operacional de oito linhas do transporte coletivo. As linhas que passam pelo trecho são: Ligeirinho Inter 2, Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Ahú/Los Angeles, Social/Batel, Vila Sandra, Tramontina e Rua XV/Barigui.

Repórter Lucian Pichetti