Foto: Divulgação/Oficina de Música de Curitiba
Terrazza Panorâmico

A 36ª Oficina de Música de Curitiba se despede neste fim de semana. A programação conta com 44 eventos, 14 gratuitos.

Os concertos serão feitos em diversos espaços da cidade, como na Feira Jazztronômica na Praça da Capela Santa Maria, no Reservatório da Sanepar, no Memorial de Curitiba, em parques e igrejas.

Carona solidária

Um dos pontos altos da programação é o encontro de motocicletas, neste sábado (26), às 15h, em frente ao Teatro Guaíra, no Centro.

A proposta é reunir motociclistas para darem carona aos músicos e também ao público interessado em seguir por lugares icônicos da cidade, até a parada final, um grande concerto de rock no Parque Tanguá.

No percurso haverá uma parada prevista para as 16h, no Bosque do Alemão, com apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná. Depois o grupo segue para o Tanguá onde a Banda Sinfônica Municipal de Bauru executará um repertório que mistura músicas eruditas com rock.

A carona solidária também passará pela Praça Santos Andrade, Passeio Público, Palácio 29 de Março, Palácio Iguaçu, Museu Oscar Niemeyer, Bosque João Paulo II, Parque São Lourenço, Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski. 

Ópera

No Guairinha tem apresentação da ópera Carmen. Os concertos são neste sábado, às 19h, e no domingo (27), às 17h. Com regência de Abel Rocha, a ópera tem a participação de 70 alunos do projeto de musicalização infantil MusicaR, da Prefeitura.

Todos os participantes do coro são jovens profissionais que passaram por cursos de canto nesta Oficina e ensaiaram cerca de dez horas por dia durante uma semana.

Por toda a cidade

Além desses eventos, a programação da Oficina de Música passa por outros parques no fim de semana. O Oratório de Bach (Bosque Alemão) e os parques Lago Azul e Passaúna recebem apresentações de grupos curitibanos como o coral feminino Nymphas comemorando 40 anos e o quarteto Vidro e Corte com canções de grandes compositores da MPB.

A agenda cultural traz ainda na Praça da Capela Santa Maria, a feira que mistura música e gastronomia com três apresentações por dia, e no domingo a Feira do Vinil.

Repórter Lucian Pichetti