Foto: Divulgação/AEN
Terrazza Panorâmico

Organizações Não Governamentais (ONGs) que atendem animais domésticos podem receber os créditos doados por contribuintes do programa Nota Paraná.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo está credenciando as entidades. Para fazer o cadastro e começar a receber a contribuição, as ONGs devem enviar um e-mail com o CNPJ, telefone e e-mail para o endereço semanotaparana@sema.pr.gov.br.

O solicitante vai receber uma resposta do sistema no e-mail informado, com link e prazo de 24 horas para ser aberto e cadastrar uma senha de acesso. Feito isso, a instituição tem acesso à página personalizada e pode começar a anexar o restante dos documentos para o cadastro, os quais estão disponíveis no site do Nota Paraná, no campo Documentos.

Doação

Não há valor mínimo ou máximo e a transferência pode ser feita de duas formas. O consumidor pode pedir a nota fiscal sem informar o CPF e fazer o registro no sistema, pelo aplicativo do programa ou pelo site, informando o número da nota fiscal e da instituição que quer ajudar.

A outra opção é pedir uma nota, não registrar o CPF, e entregá-la diretamente a uma ONG cadastrada ou depositar o documento em urnas disponibilizadas pelas instituições em estabelecimentos comerciais.

No site do Nota Paraná, é possível ver a destinação de todas as notas e valores em qualquer período. Também está disponível a lista de entidades cadastradas de acordo com a área de atuação. A coordenadora de Recursos Naturais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fernanda Góss Braga, disse que é importante a transparência com o consumidor, mostrando que a nota está sendo entregue e usada corretamente pela instituição selecionada.

O dia 3 de agosto de 2015 ficou marcado pelo lançamento do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. Um ano depois, ONGs de proteção animal começaram a fazer os cadastros para receber os créditos doados por consumidores dispostos a ajudar. Hoje, já são quase 9 milhões de reais distribuídos entre 79 entidades de proteção animal, em créditos e prêmios.

Repórter Lucian Pichetti