Educação e Cidadania: Enem
Foto: EBC
Terrazza Panorâmico

No Paraná, pelo menos 162 mil pessoas vão até escolas, universidades e outros locais de prova para participar da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem , neste domingo (10). Agora,os participantes terão cinco horas para completarem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h. Por isto, segue a recomendação para os candidatos chegarem com antecedência para evitar correria.

Além disto, para este domingo, valem as mesmas regras aplicadas na primeira prova, no último fim de semana. A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante deve levar documento original com foto, válido conforme previsto no edital do Enem 2019.

É preciso cuidado também com o aparelho celular. Ele deverá ser deixado dentro de um envelope, que será fornecido pelos fiscais. O envelope será lacrado. Mas, se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico do candidato emitir qualquer som durante a prova, mesmo que esteja no envelope, o participante pode ser eliminado.

E nem tudo está perdido para aqueles que faltaram ao primeiro dia do Enem. Eles poderão participar da prova deste domingo. No entanto, o exame vai servir apenas para auto avaliação. O boletim de desempenho individual terá somente as notas das provas realizadas e elas não poderão ser utilizadas para qualquer tipo de seleção ou comprovação.

Repórter Joyce Carvalho