Categorias: Curitiba de Graça Quadros

Orquestra Sinfônica comemora Beethoven com duo virtual

Você confere aqui na CBN Curitiba as dicas para o início do ano da coluna “Curitiba de Graça” com a jornalista Adriane Werner – tem filme, documentário e boa música – com a Orquestra Sinfônica do Paraná interpretando o icônico Beethoven em um duo virtual.

No dia 5 de janeiro o Coreto Digital exibe “A Loja da Esquina”, de 1940, dirigido por Ernst Lubitsch, e que tinha no elenco James Stewart, que era o nome que sempre estampava grandes produções da época, entre elas: “Um corpo que cai” e “Janela Indiscreta”. Mas, o que muita gente não sabe é que o filme inspirou um grande sucesso da telona do fim da década de 1990: “Mens@gem pra você”, com o trio Meg Ryan, Tom Hanks, como o par romântico, e Nora Ephoran

na direção.

Neste sábado (02), o filme exibido será “O Milagre da Rua 34”. No domingo (03), “O Estranho Mundo de Jack”, e em 6 de janeiro: “A Felicidade Não se Compra”.

O Coreto Digital fica no Passeio Público. As sessões ocorrem às 4h30, são gratuitas e não é necessário realizar agendamento prévio. As vagas, no entanto, são limitadas e o uso de máscaras de proteção é obrigatório. Em caso de chuvas, as exibições podem ser canceladas.

Cinema on-line

O Cine Passeio oferece exibições virtuais gratuitas e pagas. Na sala Cine Vitória, que apresenta filmes de graça, continua em exibição o documentário Marumbi: a montanha por dentro, sucesso de visualizações. Dirigido por Matias Dala Stella, a produção tem entrevistas, depoimentos e imagens da relação dos montanhistas com o famoso Pico do Marumbi.

O público ainda pode assistir gratuitamente a outro documentário “O Cineasta da Selva”, de Aurélio Michiles, que conta a vida de Silvino Santos, um dos pioneiros do cinema no Brasil.

Também está em exibição, pela parceria do Cine Passeio com o Consulado da Argentina em Curitiba, dois documentários: “Troperos”, de Nicolas Detry, que mostra a luta pela sobrevivência dos gaúchos da Patagônia, e “Pichuco”, de Martín Turnes, sobre um dos grandes nomes do tango e da música argentina, Aníbal Pichuco Troilo.

Para conferir outros filmes é só acessar www.cinepasseio.org. Essa programação fica em cartaz até o dia 6.

Música

Em dezembro de 2020 foi comemorado em todo o mundo os 250 anos de nascimento de um dos maiores gênios da história da música: Ludwig Van Beethoven, que nasceu em Bonn, reino da Prússia, atual Alemanha. Para celebrar a data que inspira tantos músicos até hoje e tocar e reinterpretar a sua música, confira a interpretação da Orquestra Sinfônica do Paraná para “Dueto Dois Pares de Óculos”:

Ouça aqui a coluna completa:

Essa postagem foi modificada em 2 de janeiro de 2021 12:00

Compartilhar
Tags: Curitiba Beethoven cinepasseio cultura documentário Orquestra Sinfônica do Paraná picomarumbi

Esse Aceite utiliza Cookies