Terrazza Panorâmico

Começa na quinta-feira (24) o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dá para parcelar em três vezes ou pagar à vista.

Nesse caso, o contribuinte tem desconto de 3% e deve pagar até 30 de janeiro, dependendo do número final da placa do automóvel.

Para quem decidir pelas parcelas, a primeira também vence em 30 de janeiro, dependendo da placa. O prazo da segunda é entre 21 e 27 de fevereiro e o da terceira parcela entre os dias 21 e 27 de março.

Quem optar por parcelar o IPVA em três cotas, deve entrar no Portal da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento.

O pagamento também poderá ser feito somente com o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi).

Parcelo ou pago à vista?

Parcelar o imposto ou pagar à vista? O economista Emerson Fabris, especialista em gestão familiar, diz que essa resposta depende. Leve em conta o seu perfil financeiro e também as possibilidades de pagamento.

Se você tem todo o dinheiro na mão e nenhum outro plano para usá-lo, opte por quitar integralmente o IPVA.

Ainda assim, o parcelamento pode cair melhor em outros casos, diz o economista.

Se você não tem todo o dinheiro agora, não tem problema. A sugestão é planejar direitinho as parcelas.

Arrecadação Em 2019 o Paraná conta com 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A Secretaria de Estado da Fazenda espera arrecadar com o IPVA deste ano, R$ 3,4 bilhões.

Repórter Lucian Pichetti