Foto: Arnaldo Alves/AENotícias
Terrazza Panorâmico

O Paraná está entre os três Estados mais competitivos do País, junto com São Paulo e Santa Catarina. O ranking Competitividade dos Estados Brasileiros de 2016/2017, divulgado nesta semana, considera dados dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Entre os três primeiros colocados, apenas Santa Catarina teve a nota elevada. O levantamento estabelece uma pontuação de 0 a 100 e, quanto mais próximo de 100, melhor posicionado o Estado.

Na pontuação total, o Paraná ficou com nota 70,8. De acordo com Arthur Igreja, consultor estratégico e professor da FGV, a pontuação leva em conta um conjunto de 66 indicadores dentro de 10 pilares considerados essenciais para o bom ambiente de negócios, como infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública e educação.

O estado avançou na maioria dos itens avaliados, mas ainda precisa melhorar principalmente nas questões relacionadas ao mercado.

Na área de infraestrutura, o Paraná ficou com a segunda colocação geral, atrás de São Paulo. Também ficou na segunda colocação em sustentabilidade ambiental, depois do Distrito Federal.

O Estado avançou na área de capital humano, na qual passou da nona para a sétima colocação.

Mas de acordo com Arthur Igreja, o governo vai precisar concentrar ações para reduzir o custo de mão de obra e aumentar a capacidade de investimento no Paraná. Outro item que chama a atenção é a solidez fiscal

O ranking foi elaborado com base em um estudo da consultoria britânica Economist Intelligence Unit, divisão de análise do grupo The Economist, em parceria com o Centro de Liderança Pública e a Tendências Consultoria.

Repórter Fábio Buchmann

Deixe uma mensagem