setembro-verde-campanha-doacao-de-orgaos-parana
Foto: Gustavo Pontes
Terrazza Panorâmico

O Paraná encerrou 2018 ocupando o primeiro lugar no ranking de doações de órgãos no Brasil, com 47,7 doações por milhão de população (pmp). A média nacional foi de 17,7 doações por pmp. Até o fechamento do primeiro semestre de 2019 o Estado continuou liderando a lista de Estados que possuem maior número de doações, com 41,1doações pmp. O Paraná também liderou o ranking de transplante de órgãos em 2017 e 2018, com 81,5 e 90,9 pmp respectivamente.

Este mês, marca o período de homenagens aos doadores de órgãos, bem como de mobilização e conscientização da população sobre a importância da questão através da campanha “Doação de órgãos. Fale sobre isso!”, dentro das ações do Setembro Verde.

Atualmente, mais de 2.000 paranaenses aguardam por uma doação.

O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná registrou neste ano, o menor índice de recusas familiares em entrevistas para doação de órgãos no país, com apenas 24% das famílias entrevistadas se recusando a realizar a doação. O Paraná é o primeiro Estado a concluir e aprovar um Plano Estadual de Doações e Transplantes, com o planejamento de ações até 2022.

Conscientização

A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, destaca que todas as pessoas podem, algum dia, precisar de uma doação. Por isso, é importante criar uma corrente de conscientização e solidariedade.

Para ser doadora, a pessoa deve avisar à família sobre a intenção. Os órgãos podem ser doados com a autorização de um parente, após a confirmação da morte.

Neste domingo, 15 de setembro, haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaira, em homenagem aos doadores de órgãos. Para o evento serão disponibilizados vários ingressos para distribuição aos pacientes transplantados, familiares de doadores de órgãos e pessoas que trabalham no processo de doação.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a central de transplantes através do telefone (41) 3304-1912 para retirar o voucher que dará direito a um par de ingressos.

Repórter Vanessa Fernandes