Foto: AEN
Terrazza Panorâmico

Foi lançado nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, o programa Descomplica, que tem três objetivos: liberar em menos de 24 horas o CNPJ e as autorizações para empresas de baixo risco; facilitar o fechamento de empresas; e instalar um comitê permanente de desburocratização, que terá participação de 23 entidades representativas da sociedade.

Ao acessar o site Empresa Fácil, o empreendedor preenche os formulários e envia os documentos necessários. Desta forma, são gerados um protocolo e um CNPJ, com alvará temporário de 180 dias. Em apenas um dia, as licenças dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária serão liberadas.

De acordo com o governador Ratinho Júnior, o programa tende a melhorar o ambiente de negócios no Paraná facilitando o tramite para quem quer empreender.

Haverá ainda um canal de comunicação direta entre os empresários e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no portal do órgão. Nele, será possível relatar problemas e agilizar os processos. O comitê, segundo o governador, funcionará como uma ferramenta para encontrar soluções conjuntas. Inclusive, nos casos mais complicados.

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, mais de 105 mil novas empresas foram registradas no Estado. O número representa um aumento de 10% em relação as 96 mil empresas abertas no mesmo período do ano passado.

Repórter Marcelo Ricetti