Foto: Divulgação/AEN
Terrazza Panorâmico

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, solicitou nesta quarta-feira (04) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, liberação de recursos federais ao Paraná.

O pedido paranaense, conforme destacou o secretário, é de que pelo menos 100 milhões de reais sejam incorporados ao orçamento da União para o próximo ano, e destinados ao Estado via emendas parlamentares.

A solicitação foi apresentada junto com a bancada de deputados federais paranaenses, em Brasília. A reunião com o ministro aconteceu com a participação de representantes dos Consórcios Municipais de Saúde durante o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde. De acordo com o secretário Beto Preto, a emenda de bancada é uma alternativa, que pode trazer algumas soluções para o setor

O secretário afirmou ainda que somente com a participação coletiva de deputados federais e senadores é possível ampliar efetivamente o repasse de recursos ao Paraná. O ministro da Saúde disse que vai examinar as demandas apresentadas pelo Paraná e buscar o atendimento das prioridades, inclusive com a possibilidade do remanejamento orçamentário.

Repórter Fabio Buchmann