Foto: Pixabay

O Paraná ocupa a terceira posição no ranking de estados com o maior número de estupros do país. Segundo o levantamento, em 2017, 4.952 pessoas foram abusadas sexualmente, o que equivale a 13 casos por dia. O número é 9,5% maior do que o apresentado no ano anterior. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com a pesquisa, o estado fica atrás apenas de São Paulo, que registro 11.089 casos de estupros, e Minas Gerais, com 5.199. O Paraná empata em números com o Rio de Janeiro.

Além disso, foram registradas também 427 tentativas de estupro no estado.

Homicídio de Mulheres e Feminicídios

No mesmo anuário, foram apresentados dados sobre o homicídio de mulheres e casos considerados como feminicídios.

Em todo o Brasil, foram registrados, em 2017, 4.539 casos de homicídios contra mulheres e 1.133 casos apontados como feminicídios.

No Paraná, os números também assustam, com 180 mulheres assassinadas e 21 casos de feminicídio.

Violência Doméstica

Sobre a chamada violência doméstica, em 2017, foram observados ainda 221.238 casos no Brasil. Além disso, no Paraná, 12.854 casos foram apenas contra mulheres, ou seja, o equivalente a mais de 35 mulheres violentadas todos os dias, somente no estado.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes introduzidos a cada edição.

Os dados são consolidados pelos números de registros das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social; do SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Repórter William Bittar