Foto: Vanessa Fernandes
Terrazza Panorâmico

O governo do Estado em parceria com a Volkswagem do Brasil e a Fiep, inauguraram nesta quinta-feira (4), no Palácio Iguaçu o projeto Carretas do Conhecimento. A primeira, das oito carretas que percorrerão o Estado oferecendo cursos profissionalizantes à população, foi apresentada na solenidade.

O projeto colocará na estrada oito carretas novinhas, totalmente adaptadas, que vão percorrer 46 municípios atendidos pelo programa Família Paranaense, além da capital, com previsão de atender mais de duas mil pessoas no segundo semestre de 2019.

De acordo com o governador Ratinho Junior, o objetivo do projeto é levar qualificação profissional à população e desta forma facilitar a conquista de um emprego.

O presidente e CEO da Volkswagem América Latina Pablo Di Si, disse que o Carretas do Conhecimento é a maneira da companhia reforçar ainda mais o compromisso com o Estado, contribuindo para empregabilidade e ampliando o conhecimento para a comunidade.

O projeto é uma das contrapartidas da Volkswagen com o governo do Paraná, através do Programa Paraná Competitivo, que estabelece condições para a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.

O carretas do conhecimento levará cursos de panificação, costura industrial, aperfeiçoamento em mecânica industrial, manutenção e instalação de ar-condicionado split, mecânica de automóveis, aperfeiçoamento em eletricidade automotiva, noções de mecânica de motocicleta e instalações elétricas prediais.

O curso de mecânica de automóveis é o interesse da fotógrafa Fernanda Lopes de 26 anos. Ela conta que tem encontrado muita dificuldade em conquistar um emprego na sua área de atuação, por ser mãe de duas crianças pequenas. Fernanda acredita que com o curso de mecânica haverá maior possibilidade de conquistar uma recolocação no mercado de trabalho.

Os veículos são como escolas móveis, com infraestrutura completa para a realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Os cursos terão duração de 80 horas-aulas e vão beneficiar famílias com alto índice de vulnerabilidade, escolhidas com base nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.  Os certificados de conclusão do curso serão emitidos pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná.

Em Curitiba, três ruas da cidadania receberão o projeto Carretas do Conhecimento neste primeiro momento, as ruas da cidadania do Tatuquara, Uberaba e Santa Felicidade.

Repórter Vanessa Fernandes